quinta-feira, 15 de julho de 2010

Saiba mais sobre a história da Freeway


Inaugurada em 26 de setembro de 1973, a Freeway foi a primeira autoestrada brasileira, construída para ligar o litoral gaúcho à Capital Porto Alegre. Os primeiros 96,6 quilômetros da BR-290, iniciados em Osório eram dotados de duas pistas de sentidos opostos separadas por um largo canteiro central e duas faixas de rolamento para cada sentido. A rodovia nasceu na época em que o Governo Federal estava investindo em grandes obras rodoviárias, no chamado "milagre econômico", período que caracterizou a administração do presidente Emílio Garrastazu Médici.
À época, a única ligação direta das regiões central, sul, fronteira oeste e região metropolitana da Capital com o litoral norte se dava pela RS-030. Rodovia de pista simples, bastante sinuosa, já não suportava mais o tráfego cada vez mais intenso e perigoso, que mesclava veículos de passeio, ônibus e sobretudo caminhões, já que, por ali, também entravam e saíam do RS as principais cargas transportadas pelo modal rodoviário.
Dois meses após a rodovia ser entregue ao público, começou a ser cobrado pedágio, mas em 1975, o asfalto começava a apresentar os primeiros problemas e o dinheiro arrecadado era insuficiente para a manutenção. Em 1989, a cobrança de pedágio foi extinta. Os recursos escassearam justamente no momento em que começava a se firmar o Mercosul, do qual o RS era o principal corredor de escoamento de produtos vindos da Argentina. E a BR 290, a partir de Uruguaiana (seu final) seria naturalmente a rota principal, em combinação, mais adiante, com as BRs 116 e 101, esta, margeando o litoral norte até Santa Catarina.
Com a dificuldade do Governo Federal em dispor de recursos para a manutenção da malha rodoviária, foi criado em 1994 o Programa de Concessão Rodoviária, no qual a Freeway foi incluída. Em 04 de julho de 1997, as construtoras Triunfo, de São Paulo, e SBS, de Porto Alegre, criam oficialmente a empresa Concepa, Concessionária da Rodovia Osório-Porto Alegre S/A, que passa a administrar a rodovia por um período de 20 anos.
Com o reinício da cobrança de pedágio, no final daquele ano, a Freeway teve suas pistas acrescidas de mais uma faixa de rolamento. Eram, então, três vias em cada sentido, além de uma série de melhoramentos e aperfeiçoamentos que a tornaram uma das sete rodovias mais seguras e com melhores condições de trafegabilidade do país, segundo o Guia Quatro Rodas de 2007, 2008 e 2009.

Texto: Informações da Concepa
Foto: Divilgação


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